quinta-feira, 14 de setembro de 2023

E o Reino de Serendip fica logo ali...

 


Dia desses revisitei o antigo conto persa “Os Três Príncipes de Serendip”, cujo autor da versão italiana Peregrinaggio di tre giovani figliuoli del re di Serendippo, Michele Tramezzino, afirmara, nos idos de 1557, ter ouvido a história de um Cristoforo Armeno, que havia traduzido o referido conto de fadas persa adaptando-o da obra de Amir Khusrau's Hasht-Bihisht de 1302.

A narrativa gira em torno de como a observação atenta de cenários e situações aparentemente fortuitas podem trazer novas perspectivas e insights, cunhando o termo serendipidade como algo que envolve exploração, jornada e uma teia de oportunidades que se abre para para aquele que se coloca em movimento.

De pronto identifico o Ouvidor como esse protagonista serendipitoso, que com sensatez e sabedoria está sempre disponível e receptivo às percepções e aos estímulos direta e indiretamente relacionados com as atividades da empresa em que atua, um curador atento de informações. É ele e sua equipe que auxiliam na transformação de reclamações em oportunidades de aperfeiçoamento, sugestões em impulso para serviços e produtos inovadores, denúncias em caminhos de correção e reparação, sempre em estado de prontidão para capturar e antecipar tendências que possibilitem uma melhor performance dos atores e dos negócios da organização, sem descurar das relações comunicacionais (e sociais) que costura ao longo dessa caminhada. 

Líderes que estão em sintonia com as novas tendências globais de governança corporativa e são sensíveis às pautas de ESG já compreenderam que a Ouvidoria é a "clareira" mencionada por Heidegger, uma válvula de abertura e calibração existente dentro da organização que a torna plural e conectada com um universo de possibilidades, uma alavanca para a expansão do conhecimento sobre si, seus negócios e seus públicos. Esses gestores já internalizaram o fato que a Ouvidoria representa um espaço de acolhimento, um convite para que os públicos interno e externo expressem suas posições, necessidades e expectativas, arena que estimula práticas colaborativas e o diálogo.

E se você gestor, estiver passando pela porta da Ouvidoria, não perca a oportunidade de entrar, dar um alô para a equipe e tomar um café com o Ouvidor, quem sabe, entre uma conversa e outra você não descubra o quanto o setor pode te auxiliar aquele seu projeto, com informações estratégicas, engajamento e parceria. 

Venha, será um prazer fazer do seu o nosso propósito, transformar uma mera coincidência ou encontro casual numa razão para acreditar que juntos podemos fazer a diferença para a empresa, para as pessoas e para o mundo. Não é sorte, acredite, é trabalho duro, feito com muito amor, persistência e determinação. 

Juntos chegaremos lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário