sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Ouvir é uma forma de amar - à Mirna e ao Luiz




Para a primeira postagem de 2019, cujo mês inaugural passou como um bólido sem que eu pudesse sequer piscar, vou replicar uma pequena crônica de Luiz Carlos Lisboa, a quem tive o prazer de conhecer quando do lançamento do livro "Nova Era", que contém uma coletânea de textos que eram lidos durante o programa "Música da Nova Era", que foi transmitido pela rádio Eldorado FM, de São Paulo, entre os idos de 1987/1995 e que era apresentado pela querida Mirna Grzich, jornalista, escritora, terapeuta, radialista e principal divulgadora da música "New Age" à época, dona de uma voz celestial e que em 10 março de 2018 partiu para encantar outros planos astrais. Também conheci a Mirna quando do lançamento da obra do Luiz e guardo como relíquia um exemplar da 1a. edição, de 1988, autografado por ambos. Foi um dia duplamente mágico, pois WB estava comigo.

Até hoje lembro que eu ficava ansiosa esperando o domingo chegar para, das 22 às 23h, me deixar transportar pela sonoridade de uma discografia transcendental que incluía, entre outros, Mike Oldfield, Kitaro, Carlos Nakai, Paul Horn, Vangelis, Jean-Michel Jarre, Osamu Kitajima....era uma viagem através do som e, entre uma música e outra, havia a leitura de textos e um convite à meditação e à conexão com o Sagrado.
Sinto-me orfã dessa frequência astral, da sintonia criada pela combinação de sons, palavras, preces e meditações.  
Deixando a saudade de lado, vamos ao texto e boa viagem, como diria a saudosa Mirna:

"John Cage, artista e criador, fala do que sabe: "Onde quer que estejamos, o que ouvimos é ruído. Quando o ignoramos, ele nos incomoda. Quando o escutamos, descobrimos que é fascinante". Cage está nos lembrando que a resistência aos fatos é um tipo de surdez, de cegueira, de recusa. Em estado de amor - no domínio da luz, do som, do tato - somos tudo aquilo de que nos aproximamos. Por isso, ouvir é uma forma de amar".


LISBOA, Luiz Carlos. Nova Era - Seleta de textos do Programa "Música da Nova Era". Apresentação e discografia essencial de Mirna A. Grzich, Livraria Cultura Editora. 1a. ed: SP, 1988, p.69.
   
Há vários cd's (tenho quase todos) que vinham como brinde na Revista Meditação e onde se pode ouvir a maravilhosa voz da Mirna Grzich. 

Segue o link do primeiro deles: