quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O caminho de volta.....


Meu querido avô Augusto Rippi,

Demorou mais vou fazer o caminho de volta.....tornerò a casa nostra!!!!!
Ainda bem que não vou ficar 30 e poucos dias navegando pelo oceâno, num navio repleto de imigrantes, exposta a todo tipo de situação (fome, doenças, medo, etc), em busca da "terra prometida", de uma oportunidade digna de trabalho, como fizeram o Bisnonno Arturo, você e tantos outros italianos que elegeram o Brasil como um novo lar.
Adoraria ter te conhecido Vô, ter me aninhado no seu colo para ouvir todas as histórias dessa épica viagem.....histórias de dor, de guerra, de abandono da terra de nossos ancestrais, de perda, de lutas e muito, muito trabalho nas fazendas de café do interior paulista.
Queria tanto te dizer que orgulho-me muito de você e de todos nossos antepassados.....povo trabalhador, aguerrido, honesto....em nenhum momento fraquejaram diante das adversidades, pelo contrário, as dificuldades moldaram fortemente o caráter de cada um, tornando-os grandes guerreiros e desbravadores da América! Não é atoa que depois de duas ou três gerações é possivel de se ver muitos descendentes de italiano em boas condições de vida no Brasil, não mais os escravos brancos de outrora. Isso tudo com o esforço do trabalho duro, honesto e sem artimanhas ou atalhos.
Todo o seu sofrimento valeu e tem valido à pena Vô, pode ter certeza!!!! A qualidade da semente tem garantido bons frutos até aqui. Honrarei sempre as nossas raízes, orgulhando-me de ser uma legítima "carcamana", em todos os sentidos!
Onde quer que você esteja, peço que acompanhe-me nesta viagem de retorno, de reencontro com as minhas raízes, protegendo-me e guiando meus passos rumo à nossa essência.....que eu consiga reconhecer em cada um dos habitantes da Velha Bota um pouquinho de você, do Nonno.....aguçe minha percepção e prepare meu coração para esta grande aventura em busca de uma identidade cultural, emocional, espiritual.......sou folha lançada ao vento, vela içada ao mar, pronta para sentir tua mão amiga a mostrar-me o caminho........
Tá chegando a hora, vamos embora Nonno Augusto!!!!!!          

 

Egos em chamas!!!!!!!




Narcisos e Eugênios.....não sei se tenho asco ou pena....passam anos ao lado de outras pessoas e sequer as conhecem. É bem típico dos egoístas olharem só pra si, não enxergarem o outro ou, quando o vê, toma-o como se fosse igual a si: desprezível, mesquinho, mediocre. Quanto tempo perdido, quanta energia desperdiçada, oportunidades de crescimento e aprendizagem adiadas. Não há nada que possa mudar a alma refratária dos seres que se acham melhores do que os outros.....os eleitos, os ungidos, os iluminados......nem a dor, quicá a morte, talvez....