sábado, 9 de julho de 2011

A fonte da juventude





"Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento pra envelhecer.” (Millor Fernandes)

"...Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.

Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo
em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se "mudança".
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos,
é ter disposição para guinadas.

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda
para um bem menorzinho.

Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu!

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear,
sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom,
só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.

Rejuvenesceu! Toda mudança cobra um alto preço emocional.

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho..."

(Lya Luft)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fragmentos da semana



Não por coincidência li hoje a seguinte frase, de autoria de François, Duque de La Rochefoucauld : "Nada é mais raro do que a verdadeira bondade, até os que a julgam tê-la, apenas têm normalmente, condescendência ou fraqueza".
Tenho cá pra mim que excesso de bondade é covardia. Medo de enfrentar as questões e ter que tomar posição diante de um conflito.
Atrás de todo sorriso de muita ponderação, há um toque de omissão e comodismo, afinal de contas, não é nada fácil "dar a cara a tapa", num mundinho em que todos são compelidos a seguir "padrões" de bom comportamento e finesse. Chic é ser "neutro", tal qual detergente, e jamais deixar-se conhecer.....dizer o que pensa, então, é sacrilégio; motivo de expulsão do "clube dos bem-aventurados".
Não acredito nas caricaturas do "bom moço", puro engodo para distrair e desviar a atenção daquilo que realmente importa: a essência.
Pra dizer bem a verdade, eu desprezo gente que não consegue ter opinião própria.....que não acha nada das coisas e fatos do mundo, que não se expõe por medo do que os outros vão pensar de seu comportamento.....não se impõe por nada, até porque, do "bonzinho", "bom camarada" todo mundo gosta, não é mesmo???? ele não contraria ninguém, não "dá problema", não cria confusão, não arma "barraco", não reivindica, não pede explicações convincentes.....tudo está sempre bom, na mais perfeita ordem....Muito fácil de administrar tão dócil pessoa e, por óbvio, conveniente tê-la em cargos de chefia, um títere a serviço do "bem comum".
Muita prudência gera inação e esta quase sempre resulta em injustiças.
Viver e estar vivo para o mundo requer coragem.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pensamentos, palavras, preces.....



Pensamentos, palavras e preces só valem da boca pra dentro.
A beleza do signo cede diante do sentimento e da intenção daquele que utiliza-se do discurso para encobrir seus reais propósitos de manipulação e subjulgação do outro.

Mesmos as palavras bonitas são facilmente contaminadas pelo ódio, orgulho e inveja que habitam o âmago do emissor. O que parece ser uma simples mensagem positiva, em verdade pode significar uma armadilha, ante a falsa percepção que se tem da situação. Entre afagos e flores escondem-se serpentes e escorpiões. Esta é a arte da dissimulação: cuida-se com esmero do invólucro na tentativa de esconder-se a pouca qualidade do conteúdo.

O verdadeiro poder não está na palavra dita e sim na conduta diária e no sentimento que envolve a ação, por mais singela que ela pareça ser. A coerência entre o dito e o feito, a exata expressão do desejado e do realmente vivido.

Muitas preces são entoadas de forma mecânica e só da boca pra fora. Não brotam do coração. Belas palavras, qualquer um as diz. Fazer o bem ao próximo, quem quer que ele seja, só uns poucos conseguem. O segredo da empreitada: não desistir nunca.....no caminho da evolução todos nós somos UM com ELE.