terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Baile de máscaras.



O Velho Sábio, A Grande Mãe (anima e animus), a Persona e a Sombra......os arquétipos de Carl Jung estão dentro e fora de mim e são vitais à minha existência.
O modo como as pessoas me veem e, como me mostro a elas, não é o que sou em essência....é apenas o que posso e quero mostrar.....e também, o que elas buscam ver.....depende de cada olhar.
Sou a "cebola" de Jerome Kagan......muitas camadas, umas conscientemente fáceis de descascar, já as mais profundas, quase inacessíveis.........
Me movimento pelo mundo usando minha máscara diária, forjada em ferro bruto.....um tanto artesanal e grosseira, porém muito eficaz nos "combates" do dia-a-dia, pois me protege, ao mesmo tempo que me esconde........muitas vezes me confundo com ela e já nem sei quem eu sou na verdade.......esqueço de tira´-la em algumas circunstâncias, pode ser o medo de ser atingida e decifrada.....todo mistério tem seu encanto.
".....uma parte de mim é permanente, outra parte se sabe de repente.....uma parte de mim pesa e pondera, outra parte delira......" (Ferreira Gullar)

Um comentário:

  1. acredito que criarmos 'personas' no decorrer de nossas vidas faz - nos mais protegidas nas vicissitudes inerentes ao simples fato de estarmos no mundo. as camadas mais profundas de nossa psique nem sempre conseguimos desvendar, isto nos é exigido, por nós mesmas, de si para consigo - parafraseando Machado de Assis - quando nos deparamos com desafios que exigem a 'revelação'. Mas, indago, será esta revelação sempre necessária? nos momentos dificeis, quase insuportáveis, desvendar o desejo - para usar o bom e velho Freud - é doído, tanto, que não conseguimos seguir, se tivermos a real evidência da necessidade de nossos egos. Misturarmos - nos na multidão, fazermos parte do todo,protege sim, na medida em que sabemos isto fazer parte daquela persona por nós criada. Mostrar - me na essência para todos e em tudo o que fazemos é tão debilitador de minha psique, quanto não mostrar - me para aqueles que amo. Lindo os seus pensamentos. Abraços.Beth

    ResponderExcluir