
Não por coincidência li hoje a seguinte frase, de autoria de François, Duque de La Rochefoucauld : "Nada é mais raro do que a verdadeira bondade, até os que a julgam tê-la, apenas têm normalmente, condescendência ou fraqueza".
Tenho cá pra mim que excesso de bondade é covardia. Medo de enfrentar as questões e ter que tomar posição diante de um conflito.
Atrás de todo sorriso de muita ponderação, há um toque de omissão e comodismo, afinal de contas, não é nada fácil "dar a cara a tapa", num mundinho em que todos são compelidos a seguir "padrões" de bom comportamento e finesse. Chic é ser "neutro", tal qual detergente, e jamais deixar-se conhecer.....dizer o que pensa, então, é sacrilégio; motivo de expulsão do "clube dos bem-aventurados".
Não acredito nas caricaturas do "bom moço", puro engodo para distrair e desviar a atenção daquilo que realmente importa: a essência.
Pra dizer bem a verdade, eu desprezo gente que não consegue ter opinião própria.....que não acha nada das coisas e fatos do mundo, que não se expõe por medo do que os outros vão pensar de seu comportamento.....não se impõe por nada, até porque, do "bonzinho", "bom camarada" todo mundo gosta, não é mesmo???? ele não contraria ninguém, não "dá problema", não cria confusão, não arma "barraco", não reivindica, não pede explicações convincentes.....tudo está sempre bom, na mais perfeita ordem....Muito fácil de administrar tão dócil pessoa e, por óbvio, conveniente tê-la em cargos de chefia, um títere a serviço do "bem comum".
Muita prudência gera inação e esta quase sempre resulta em injustiças.
Viver e estar vivo para o mundo requer coragem.
gostei ROSE! é isto mesmo...há os que tem receio de se expor, a ponto de tornarem - se 'mal queridos' por pessoas...mas nunca conseguiremos contentar todos, esta é a pura verdade...mas os 'bons mocinhos e mocinhas' parecem não entender isto ou querem os melhor de dois mundos. Não vale a pena. É passar a vida como uma folha em branco...concordo com você, e mostrar - se, dar opiniões, fazer críticas, atuar, isto é que dá a vida o sabor, a essencia de estar - se vivo, atuante...um grande beijo, beth
ResponderExcluir